Criatividade

Não existe (quase) nada melhor do que chegar em casa mais cedo, depois de uma aula que terminou inesperadamente mais cedo, para pôr em prática aquele plano que você estava cozinhando há dias. Hoje foi um desses dias para mim. Liguei o computador velho de guerra e, depois de todos aqueles rituais-sagrados-hosana-aleluia-amém (e-mails, orkut, msn e o escambau), abri a página do WordPress. É agora, vou postar! E é bem verdade que eu googleei incansavelmente atrás de artigos legais, e até os achei, mas não consegui pensar em nenhum comentário maroto ou engraçadinho pra tecer a respeito dessas pérolas da neurociência. Nenhum, nenhunzinho! E pra não deixar o meu hiatus criativo atravancar o progresso desse blog logo nos seus primeiros passos, hoje vamos falar exatamente sobre ela, que nos foge nos momentos mais impróprios: a criatividade.

E o que é a criatividade? Segundo a neurocientista Suzana Herculano-Houzel (minha ídola, pago pau mesmo), é a capacidade de rearranjar idéias ou elementos de que já dispomos para formular novos conceitos, novas alternativas. E nem adianta dar uma de Franz Gall tentando situar a criatividade num local específico do seu cérebro – conforme diz Herculano-Houzel, a esta capacidade corresponde um complexo trabalho conjunto de estruturas de ambos os hemisférios cerebrais, responsáveis pelas funções implicadas (como a memória de trabalho, satisfação, imaginação de ações e a flexibilidade cognitiva). Portanto, criatividade não é uma dobrinha no seu cérebro, e sim a capacidade que ele tem de vislumbrar novos caminhos utilizando-se das mesmas estruturas e informações.

Para mais informações, visitem a matéria da autora. Deixo vocês por aqui, que minha flexibilidade cognitiva tá meio engessada hoje.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: