Cidade do sol e da neurociência

Que Natal tem belas praias ensolaradas, o mundo inteiro já sabe. Mas o que muitos ainda nem desconfiam é que a cidade é referência internacional em pesquisa neurocientífica.  O Instituto Internacional de Neurociências de Natal (pausa pra respirar) Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) esconde atrás de uma modesta fachada um dos maiores nomes da neurociência mundial, o neurocientista paulistano Miguel Nicolelis, pesquisador em interface cérebro-máquina com destaque para o desenvolvimento de neuropróteses.

IINN-ELS

Neuropróteses? Sim, isso mesmo – Nicolelis é o descobridor de um sistema que permite mover um braço mecânico por meio de sinais neurais! O pesquisador pretende, através desse projeto, criar próteses para pessoas paralisadas ou amputadas que poderão ser movimentadas apenas através do comando do pensamento. É de dar inveja a qualquer (pretenso) paranormal!

E se você achou que, com essa descoberta, o neurocientista já poderia pendurar as chuteiras e ser ovacionado pelas próximas três gerações, ainda não viu nada.  No último dia 20 de março, Nicolelis e sua equipe de neurocientistas da Universidade de Duke (Durham, Estados Unidos) publicaram na revista Science um estudo que pode ser a nova promessa em tratamento para o mal de Parkinson: Trata-se da estimulação elétrica dos neurônios motores da medula espinhal. Através da estimulação desses neurônios por eletrodos implantados na medula espinhal de camundongos (que apresentavam uma condição induzida semelhante à do mal parksoniano), foi possível fazer com que os animais recuperassem o padrão normal de movimento.

Caso se mostre eficaz e seguro, o procedimento pode se tornar uma excelente alternativa aos tratamentos conhecidos hoje, como as medicações repositoras de dopamina, que perdem eficácia ao longo do tempo, e o implante de eletrodos no cérebro, que é um método invasivo e altamente dispendioso.

É, parece que a cidade do sol ainda vai dar o que falar.

Leia mais: 1 2

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: