[Fuga de assunto] A uma nova vida

Eu havia acabado de chegar. Estava ansiosa e borboletas voavam freneticamente no meu estômago quando a professora pediu que eu me apresentasse à turma. Deixei que uma autodescrição detalhada se esquivasse claustrofobicamente pela minha garganta e, quando me dei por satisfeita e tinha a certeza de ter impressionado meus novos colegas de classe germânicos, a professora abriu um espaço para perguntas. Logo se ergueu, decidido e impetuoso, um braço à minha frente, na diagonal esquerda. A mão desse braço tinha um anel prateado ao redor do polegar. “Sim, diga” – cedeu o direito à palavra a professora. Em algum lugar próximo ao braço, vi olhões azuis inquisidores emoldurados por cílios negros igualmente enormes a fitar-me. “Qual é o seu nome?” – perguntou, num misto de simpatia e sarcasmo que, comicamente, não me parecia contraditório.

E hoje, enquanto olhava fixamente a foto de um feijãozinho com olhinhos saltados, grudado a um endométrio, evoquei lembranças saudosas e transformei-as em memórias do futuro. Vi os olhões inquisidores de cílios negros repreendendo olhinhos inquisidores, que já não eram mais saltados e haviam momentaneamente abandonado o aspecto curioso e esbanjavam remorso. Vi o mesmo polegar, envolvido pelo anel cor de prata, a acariciar uma cabecinha de cabelos loiros que ainda não podiam ser tingidos de preto, como os da mãe. Vi as mesmas escadarias que subimos cantando, mas quem ia ao lado dela era bem menor do que eu e segurava apreensivamente a sua mão ante à iminência inelutável do primeiro dia de aula. Vi o mesmo sorriso escancarado de quem prefere gargalhar à cara da vida a ter de encará-la de cara amarrada, mas o sorriso enfeitava um rosto pequenino – e não sabia ainda ao certo por quê sorria assim.

E aí eu deixei que a memória do sorriso me contagiasse com gosto, e desejei que, algum dia, uns novos olhões curiosos e um sorriso espirituoso (que eu nunca vi, mas me parecem velhos conhecidos) iluminassem a vida de mais uma estudante de intercâmbio, como eu.

Anúncios

There are no comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: